Elemento essencial na indústria de novelas, o spoiler cumpre duas funções muito claras. Primeiro, ajuda na divulgação e promoção das tramas, o que é de interesse das emissoras. E, segundo, atende a um gosto do público, que aprecia ser informado previamente do que verá em cada capítulo.

Mas há muita gente envolvida no mundo das novelas que não gosta desta prática, a começar pelos autores. É frustrante, para muitos, ver histórias criadas para surpreender o público serem divulgadas dias antes de ir ao ar.

A mais recente reclamação sobre spoiler que ouvi foi de Maria Helena Nascimento, autora de “Rock Story”. Em entrevista ao UOL, ela disse:

“Não entendo por que hoje em dia tem essa cultura do spoiler pra tudo e não tem pra novela. Isso me incomoda. Seria muito melhor não ter. É uma chatice. A gente tem o maior trabalho para bolar o negócio…”

Quase tudo sobre o último capítulo da novela das 19h30 da Globo, exibido nesta segunda-feira (05), foi antecipado em notas divulgadas por inúmeros sites. Ainda assim houve espaço para uma surpresa das boas – uma participação especial de Luan Santana.

É verdade que a colunista Adriana Barros, do UOL, teve a informação de que Luan participaria do último capítulo e publicou uma nota a respeito na tarde de segunda-feira. Mas sem maiores detalhes da cena.

Em uma novela musical, seria de se esperar um número de Luan num show. O que se viu, no entanto, foi totalmente inesperado. O cantor ganhou um papel, o de um presidiário, chamado de Mutante, que mostra o seu talento para um colega de confinamento, o empresário Lázaro (João Vicente de Castro). “O senhor pediu pra eu ensaiar… eu andei ensaiando. Queria mostrar pro senhor”. E começa a cantar “Cê Topa?”, aquela que diz: “Eu, você, dois filhos e um cachorro”.

Lázaro se empolga: “Mutante, é genial”. “Gostou, seu Lázaro?”, pergunta o preso. “Gostei, não! Adorei! Você tem uma voz forte, uma presença. Conhece Leo Regis?”, pergunta. “Conheço. Sou muito fã dele”, responde. “A gente vai sair daqui, Mutante, e a gente vai ganhar o mundo, juntos! Confia em mim?” “Confio. Sempre”.

A cena durou apenas 66 segundos, mas foi muito divertida. E lembrou como é bom assistir novela sem saber o que vai acontecer.

Por: UOL

Publicado por Equipe PLS - Arquivado em Programas